Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Bossa jazz

Celso Pixinga
Discos: Jazz / Bossa nova

Disponible

16,59 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Mix House / Ouver
Estilo Jazz / Bossa nova
Año de Edición Original 2006

Más

Celso Pixinga (contrabajo, bajo midi, arreglos)

Wagner Barbosa (saxo alto), Tato Andreatta (piano, teclados, arreglos), Fabio Santini (guitarra acústica), Rui Saleme (guitarra eléctrica), Giba Favery o Christiano Rocha (batería), Kadu Fernandes (percusión).

Participación especial de: Rita Kfouri (voz), Maria Diniz (voz), Valma Ruggeri (voz), Lica Ceccato (voz).

17º álbum como líder de Celso Claudio Cascarelli (São Paulo, SP, 1953), conocido en el medio musical como Celso Pixinga, uno de los mejores bajistas de rasil en el último cuarto de siglo.

"A troca da guitarra pelo baixo foi a coisa mais importante da minha vida musical". É com essa frase que Celso Pixinga define sua história musical. Considerado o maior baixista do Brasil e um dos melhores do mundo, dos 6 aos 13 anos estudou piano erudito e depois guitarra. Ao completar 28 anos de idade, optou por tocar baixo, por indicação do cantor Eduardo Araújo. Autodidata, Pixinga apenas estudou leitura com o mestre Gabriel Balis e improvisação com Mozart Mello.
Reconhecido internacionalmente como um dos contrabaixistas mais rápidos do mundo nos baixos de 4, com a utilização da técnica do SLAP, na década de 80 Celso Pixinga tornou-se professor de contrabaixo e, em 1987, lançou seu primeiro trabalho: "Pixinga". No ano seguinte, apresentou-se no Free Jazz Festival.
"Mr Funk", o segundo disco de sua carreira, foi lançado em 1990 e trouxe faixas como "Gas Truck" e "Gol do Miller". Em 1995, já consagrado em todo o país e depois de ter tocado com Gal Costa, Wanderléa e outros artistas, o baixista lançou "Vôo Livre", que mostrou com clareza as influências do funk, do jazz e da música brasileira no som produzido por Pixinga.
O ano de 1997 foi marcado por grandes acontecimentos na carreira de Celso Pixinga. O músico foi o primeiro contrabaixista a lançar um disco, "Wake Up", no Blue Note de Nova York, conhecido como o templo do jazz, além de tocar com Gonzalo Rubalcaba, considerado pela crítica mundial o melhor pianista do mundo. Apesar da pouca divulgação da música instrumental no Brasil, Pixinga conseguiu manter-se no cenário dos grandes músicos e gravar seus CDs. Em 2000, chegou às lojas "O Sonhador", no qual Pixinga tocou acompanhado pela banda PX Band e comprovou o título de baixista mais rápido do mundo nas músicas "Pé na Estrada", "Sonhador", "Slap" e outras. No mesmo ano, tocou ao lado do grande baterista americano Dave Weckl.
Uma das características de suas músicas são os ritmos variados que Pixinga utiliza em suas composições. No CD "Quase Acústico", lançado em 2001, o baixista mescla seu estilo próprio com o samba e outros ritmos brasileiros. O disco lançado em 2002, "Celso Pixinga & A Gig", trouxe os vocais das cantoras Rita Kfouri, Cida Souza, Tatiana Parra e Maria Diniz em músicas dançantes. Além disso, fez releituras de canções de Ivan Lins e Vitor Martins e homenageou os DJs na faixa "Mr DJ".
O CD "O Condutor", de 2002, é considerado um dos mais diferentes de Celso Pixinga, pois contou com a participação de apenas dois músicos: ele mesmo, no contrabaixo, e João Carlos Godoy no teclado. O disco é uma junção sutil da música brasileira, latina e os vários estilos do jazz, entre eles o rock, o latino e o tradicional. Os destaques desse trabalho são as canções "Pro Gol", "Intervalo" e a versão de "Milestones" de Miles Davis. Em 2003, lançou "Celso Pixinga".
No seu currículo de 25 anos de carreira, o contrabaixista conta com 7 vídeo-aulas, 1 contrabaixo e 1 amplificador com seu nome, 2 DVDs e a coordenação do Instituto de Baixo e Tecnologia da EM&T (Escola de Música & Tecnologia). Entre os artistas que já acompanhou estão: Evandro Mesquita, Ângela Rorrô, Gal Costa, Mozart Mello, Fat Family, Gonzalo Rubalcaba, Dave Weckl, Taj Mahal,Kiko Loureiro e outros. Além disso, Pixinga já se apresentou em países da Europa, Ásia, América do Norte e do Sul."

Temas

CD 1
01
Só danço samba
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes
02
Good enough
Alex Van - Edward Van - Michael Anthony - Sammy Hagar
Celso Pixinga & Maria Diniz
03
No good bye
Lica Ceccato
Celso Pixinga & Lica Ceccato
04
It had to be you
Isham Jones - Gus Kahn
Celso Pixinga & Rita Kfouri
05
Zona Oeste
Nico Assumpção
06
Só tinha de ser com você
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Aloysio de Oliveira
Celso Pixinga & Valma Ruggeri
07
Lembra de mim
Ivan Lins - Vitor Martins
Celso Pixinga & Maria Diniz
08
Wave (Vou te contar)
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim)
Celso Pixinga & Valma Ruggeri
09
Triste
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim)
10
Fato consumado
Djavan
Celso Pixinga & Rita Kfouri