Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Alguém como tu

Dick Farney
Discos: Jazz / MPB

Disponible

24,77 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo Jazz / MPB
Año de Edición Original 2023

Más

Dick Farney (piano, voz)

V-Discs, lanzados entre 1947 y 1949 (temas 1 a 8): Slam Stewart (contrabajo, voz), Ray Bloch Orchestra, Charles Lichter and Orchestra.

"As fitas Basf de Cesar Pereira Lopes", inéditas, grabadas entre 1970 y 1987 (temas 9 a 13): piano solo.

*Primera edición en CD, de 2023, en formato Digipack.

Inicialmente previsto para iniciar las celebraciones del centenario del nacimiento del gran pianista y cantante Dick Farney (Farnésio Dutra e Silva) (Rio de Janeiro, RJ, 1921 - São Paulo, SP, 1987), primero la pandemia y más tarde otras dificultades logísticas retrasaron la publicación de este álbum con algunas grabaciones inéditas realizadas en la casa del propio artista y otras poco conocidas pertenecientes al famoso sello V-Disc, "el sello de la Victoria", sello discográfico creado en 1943 por el Departamento de Estado estadounidense -durante la huelga de músicos contra cuatro grandes compañias que se desarrolló en los EEUU entre 1942 y 1944- para proporcionar entretenimiento al personal militar estadounidense combatiente en la Segunda Guerra Mundial. Está preciosa edición, independiente y limitada, fue promovida y dirigida por Mariângela Toledo Silva, sobrina del artista, heredera y gestora de su legado musical.

"Boa parte da memória cultural do país resiste graças a iniciativas particulares. De acervos mantidos por conta própria por pessoas próximas a artistas, surgem novos projetos. São os casos de registros antigos do talento de Dick Farney e João Donato, que resiste ao tempo e ressurgirá em 2020 através do resgate de tesouros desconhecidos.
Em janeiro, a sobrinha do cantor e pianista Dick Farney, Mariângela Toledo, disponibilizará nas plataformas digitais três faixas inéditas. As gravações estavam em sete fitas de rolo doadas pelo arquiteto Cesar Lopes, que registrou, na década 70, as tardes que passava com Dick ao piano.
O material dará origem ao CD 'Dick Farney - Alguém como tu', que Mariângela e Cesar pretendem lançar no segundo semestre de 2020*, quando terão início, com um ano de antecedência, as celebrações pelo centenário do artista que antecipou características da Bossa Nova ao cantar de forma intimista.
"Levei um ano e meio em busca de uma empresa que conseguisse fazer o transporte de mídia da fita de rolo para CD sem que o material perdesse a qualidade. As gravações ficaram ótimas. Parece que foram feitas ontem", diz Mariângela, que guarda em casa, em São Paulo, milhares de materiais que contam a trajetória do tio, entre fotos, recortes de jornais, cartas, contratos e quadros pintados por Dick.
As gravações inéditas que começam a ser divulgadas no mês que vem, conta Mariângela, trazem o tio à vontade ao piano, interpretando canções que nunca gravou. Há faixas solos e outras acrescidas de baixo e bateria, gravados por Sabá e Toninho Pinheiro após a morte de Dick, em 1987. Ao todo, são 60 registros inéditos.
Com base no acervo do tio, Mariângela escreveu a biografia de Dick Farney, livro com previsão de lançamento também no centenário do artista: "Quero fazer uma edição de alta qualidade. Vou contar histórias inéditas da relação dele com Carmem Miranda e Walt Disney, para quem trabalhou em dois filmes", diz.
Nos anos 50, quando morava no Rio, Dick promovia saraus em casa que reuniam gerações da música brasileira. Os encontros eram frequentados por Carmem Miranda, Francisco Alves e Orlando Silva, e também pelos adolescentes João Donato e Johnny Alf, que seguiram a trilha de renovação de estilo empregada por Dick em gravações como 'Copacabana' (1946), de João de Barro e Alberto Ribeiro, e 'Marina' (1947), de Dorival Caymmi (...)" Bernardo Costa (O Dia, 29.12.2019)

Temas

CD 1
01
Somebody loves me
George Gershwin - Buddy G. DeSylva - Ballard McDonald
Dick Farney & Slam Stewart
03:22
02
These foolish things
Jack Strachey - Harry Link - Holt Marvell (Eric Maschwitz)
Dick Farney & Slam Stewart
04:19
03
Worth duckin'
Tony Janak
Dick Farney & Slam Stewart
04:46
04
That old black magic
Harold Arlen - Johnny Mercer
Dick Farney & Ray Bloch Orchestra
02:58
05
As long as I'm dreaming
Jimmy Van Heusen - Johnny Burke
02:07
06
You do
Mack Gordon - Josef Myrow
Dick Farney & Ray Bloch Orchestra
02:08
07
All of me
Gerald Marks - Seymour Simons
Dick Farney & Ray Bloch Orchestra
02:45
08
Um cantinho e você
José Maria de Abreu - Jair Amorim
Dick Farney & Charles Lichter and Orchestra
02:18
09
Autumn in New York (instrumental)
Vernon Duke
05:13
10
April in Paris (instrumental)
Vernon Duke
04:15
11
Angel eyes (instrumental)
Matt Dennis - Earl Breant
03:32
12
Please be kind (instrumental)
Saul Chaplin - Sammy Cahn
02:38
13
The man I love (instrumental)
George Gershwin - Ira Gershwin
03:39