Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Brasileira

Maria Rita (Maria Rita Stumpf)
Discos: MPB

Disponible

21,90 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Mr Bongo
Estilo MPB
Año de Edición Original 1988

Más

Maria Rita Stumpf (voz, guitarra acústica, arreglos)

Participación especial de: Luiz Eça (piano, teclados, arreglos), Ricardo Bordini (piano, teclados, flauta, violín, arreglos), Uakti (Marco Antonio Guimarães, Paulo Sérgio Santos y Décio Ramos), Elmo Sepúlveda (zampoña), Everson Dias (programaciones).

Primera edición en CD (Reino Unido), de 2024, en formato Digipack, del disco lanzado originalmente en Brasil en 1988 por el sello Acorde. Remasterizado.

"A gravação de 13 composições, a maior parte de autoria da própria intérprete, deixa claro o fato de estarmos diante de uma das mais expressivas e talentosas compositoras surgidas nesta década. Maria Rita Stumpf faz também a música para dois poemas de seu conterrâneo Mário Quintana e traz para este seu primeiro trabalho em disco arranjadores e instrumentistas do porte de Luiz Eça, de Marco Antonio Guimarães do grupo Uaktí e do talentoso gaúcho Ricardo Bordini. Maria Rita nos oferece um trabalho em gravação que foge a todos os padrões de discos. Difícil neste ano alguém tirar-lhe a palma de originalidade, e de compositora e intérprete de excelente nível." Ilmar Carvalho (Última Hora, 1988)

"Maria Rita Stumpf nasceu na serra gaúcha e começou a compor aos 14 anos de idade e a cantar ainda adolescente em festivais e em seus proprios shows. Em 1985, transferiu-se para o Rio de Janeiro onde seguiu sua carreira, lançando em 1988 o incensado LP Brasileira com Luiz Eça, Grupo Uaktí e Ricardo Bordini.
Em 1993, lançou o CD Mapa das Nuvens. Em seguida, decidiu dedicar-se inteiramente à sua empresa de produção cultural, Antares, afastando-se dos palcos e gravações.
Teve sua música redescoberta por DJs e colecionadores de vinil internacionais por volta de 2015. Cântico Brasileiro No 3 foi incluída na Coletânea “Outro Tempo” organizada pelo DJ e pesquisador John Gomez para o selo holandês Music From Memory, lançada em fevereiro de 2017. Os Djs da Festa Selvagem criaram o selo Selva Discos naquele mesmo ano para lançar o LP Brasileira remasterizado, em julho. Em Outubro o EP Remixes – Maria Rita Stumpf foi lançado mundialmente incluindo uma nova gravação de Cântico Brasileiro No 3 com Paulo Santos e os DJs, e Lamento Africano/Rictus remixadas pelo DJ francês Joakim.
Regressou aos palcos participando do Kino Beat Festival, edição paulista do Dekmantel Festival e Red Bull Music Academy Festival."

Temas

CD 1
01
Cântico brasileiro nº 3 (Kamaiurá)
Maria Rita
Maria Rita & Uakti
04:55
02
Felicidade
Lupicínio Rodrigues
Maria Rita & Ricardo Bordini
02:15
03
Cântico brasileiro nº 6 (Temporã)
Maria Rita
Maria Rita & Luiz Eça
04:36
04
Canção de garoa
Maria Rita - Mario Quintana
Maria Rita & Ricardo Bordini
01:38
05
Lamento africano / ictus
Tradicional angolano / Maria Rita
Maria Rita & Uakti
04:39
06
A cidade
Maria Rita
Maria Rita & Ricardo Bordini
04:27
07
Cântico brasileiro nº 1
Maria Rita
Maria Rita & Uakti
02:37
08
Relhaços
Maria Rita
01:32
09
Trilhas
Maria Rita
Maria Rita & Ricardo Bordini
02:07
10
Melodia de veludo
Maria Rita
01:15
11
Canção de barco e de olvido
Maria Rita - Mario Quintana
Maria Rita & Luiz Eça
03:28
12
O amor
Maria Rita
00:54