Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Não se cala

Três Marias
Discos: Folclore / Afrobrasileña

Próximamente disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo Folclore / Afrobrasileña
Año de grabación 2017
Año de Edición Original 2023
Bailable

Más

Três Marias: Dessa Ferreira (Andressa Ferreira) (voz, percusión), Gutcha Ramil (voz, rabeca, percusión), Pâmela Amaro (voz, cavaquino, percusión), Tamiris Duarte (bajo, percusión, coros) y Thayan Martins (percusión, coros).

Wagner Lagemann y Lucas Fê (palmas).

Participacion especial de: Adiel Luna (voz), Clarissa Ferreira (violin), Diih Neques (percusión), Dona Conceição (percusión), Ìdòwú Akínrúlí (voz, percusión), Inajira Ramos (berimbau, coros), Jane Oliveira (berimbau, coros), Kika Brandão (pífano, coros), Magnólia Dobrovolski (berimbau, coros), Martinha do Coco (voz), Neuro Junior (guitarra de 7 cuerdas), Nina Fola (voz), Paola Kirst (voz), Sankofa Drums (Loua Pacom Oulai y Jose Leonidas Jancidakis) (percusion), Stefania Johnson (berimbau, coros), Tião Carvalho (percusión, coros).

Edición del propio artista, en formato Diipack, con libreto de 50 paginas en forma de desplegable.

"Três Marias é um projeto idealizado por mulheres musicistas de diversas origens e trajetórias que se encontram no universo da música popular através da vivência e troca com mestras e mestres parceir@s, enquanto um movimento de reencontro consigo mesmas, de resistência, fortalecimento, valorização de saberes populares e protagonismo feminino.
Inicialmente idealizado por Andressa Ferreira, Gutcha Ramil e Kika Brandão, o projeto Três Marias nasce em 2013, na estrada, entre passadas de chapéu nas ruas de Sagarana, Cavalcante, Galícia e no metrô do Rio de Janeiro, a festivais e salas de teatros internacionais com a Cia de teatro de bonecos Mamulengo Presepada (DF) e o mestre Chico Simões.
Andressa, Gutcha e Kika faziam a trilha para os bonecos dançarem, e a partir de alguns convites foram deixando de tocar só para os mamulengos e passando a tocar para as pessoas apresentando um pouco dos ritmos e cantigas de diversas tradições afro-brasileiras e indígenas, em diálogo com mestres e mestras.
Durante os cinco anos o grupo já teve diversas formações, com mulheres e homens, que já participaram cantando, tocando e dançando, como a rapper Thabata Lorena e, as percussionistas Addia Furtado, Nãnan Matos, Andaraí, Aline Silveira, às dançarinas Rita Lendê, Camila Camargo, Mestra Iara Deodoro e o grupo Afro-sul Odomodê, o percussionista John Conceição, dentre outros.
Atualmente, radicado em Porto Alegre, o grupo é composto por cinco colaboradoras: Andressa Ferreira, Gutcha Ramil, Pâmela Amaro, Tamiris Duarte e Thayan Martins.

O CD Não Se Cala é a celebração de dez anos de estrada, aprendizados, criação, brincadeiras, protagonismo feminino na música e de mulheres negras e indígenas na composição. Desse percurso nasceu um disco encantador, alegre e afetivo que celebra todos esses encontros em composições inéditas de integrantes do grupo, em sua maioria de Andressa Ferreira, Pâmela Amaro e Gutcha Ramil, e parcerias com o Mestre Tião Carvalho (MA/SP), Mamau de Castro (RS) e Adiel Luna (PE), além de composições da Mestra Martinha do Coco (PE/DF) e do Mestre Paraquedas (RS). Ritmos como forró, bumba meu boi, jongo, coco, ijexá e samba são expressos por meio da percussão, vozes e cordas. O CD apresenta também músicas tradicionais do povo Yorubá (Nigéria) e do povo Wê (Costa do Marfim), fruto da interação do grupo com nossos mestres e parceiros Ìdòwú Akínrúlí e Loua Pacom Oulai.
Por exemplo, “Não Se Cala”, música que dá nome ao CD, é um afoxé composto por Andressa Ferreira, falando sobre a resistência do tambor, e do povo negro em diáspora, frente ao sistema hegemônico opressor, gentrificador, desumano e racista da sociedade brasileira, refletindo uma lógica de apagamento e silenciamento de práticas culturais afro-brasileiras.
As gravações, iniciadas em agosto de 2018, contaram com a participação de: Kika Brandão, Mestre Paraquedas, Mestre Tião Carvalho, Ìdòwú Akínrúlí, Loua Pacom Oulai e José Leonidas (Sankofa Drums), Nina Fola, Adiel Luna, Jane Oliveira, Inajara Ramos, Magnólia do Mato, Diih Neques, Neuro Junior, Tomás Piccinini e John Conceição.

Andressa Ferreira. Percussionista, cantora, compositora, arte educadora e agente cultural. Andressa é brasiliense, filha de piauienses, cresceu vivenciando em casa, nas festas de família e nas visitas ao Piauí, a música nordestina. Trabalha acompanhando mestres e mestras de diversas tradições desde 2007. Atualmente é graduanda do Bacharelado em Música Popular do Depto. de Música do Instituto de Artes da UFRGS em Porto Alegre - RS, sendo a primeira mulher negra e indígena, e primeira mulher percussionista a entrar no curso. É idealizadora e coordenadora do projeto Ngoma - Núcleo de Vivência e Estudos de Percussão e Cultura Popular no Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomodê, arte educadora através da extensão do NGOMA na ONG Afaso com crianças do bairro Bom Jesus, e professora do projeto Música no IA. Integra os grupos: Três Marias, Sankofa, Íbejí , Ò̩s̩é̩è̩túrá (Africa'njazz), projeto Alujá, Dona Conceição, e compõe a banda do compositor Thiago Ramil.

Gutcha Ramil. Rabequeira, cantora, percussionista, compositora, arte educadora e antropóloga. Gutcha é natural de Pelotas-RS e cresceu numa família de músicos. Capturada pelo encanto e a força da cultura popular, aos poucos o violino foi abrindo espaço para a rabeca e as cantigas tomando conta da sua voz. Desde 2009, trabalha acompanhando mestres e mestras, como Mestre Zé do Pife, Chico Simões, Tião Carvalho, Martinha do Coco, Paraquedas, Dona Cô. Mestre em antropologia pela UFRGS, realiza um trabalho de pesquisa e valorização de musicalidades da cultura popular através do grupo Três Marias e do NGOMA - Núcleo de Vivência e Estudos em Percussão e Cultura Popular no Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomodê, e como arte educadora através da extensão do NGOMA na ONG Afaso, com crianças do bairro Bom Jesus. Integrante do grupo Três Marias, também participa dos projetos Sankofa, Íbejí, Alujá, Casa Ramil, Dona Conceição, e compõe a banda do compositor Thiago Ramil.

Pâmela Amaro. Atriz, cantora, compositora e arte-educadora de intensa movimentação artística em Porto Alegre. Nascida no bairro Medianeira, desde a infância foi influenciada pela família musical a percorrer pelo caminho do teatro e da música. Formou-se em Licenciatura em Teatro na UFRGS e, atualmente, é Mestranda em Educação na mesma universidade. Artivista, organiza e atua no Sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia, espaço de fomento de artes negras. Integra o grupo Três Marias, compõe, canta, toca cavaquinho e percussão.

Thayan Martins. Percussionista dedicada especialmente à arte do pandeiro, Thayan é a pandeirista oficial do grupo Três Marias, Projeto SINDUSOM, Cachaça de rolha, Naquele Tempo. Natural de Porto Alegre, nascida no Morro Santa Tereza, começou a prática do pandeiro na Oficina de Choro e Samba do Santander Cultural em 2009, é uma das pandeiristas mais requisitadas de Porto Alegre. Já fez oficinas com o pandeirista/percussionista Marcos Suzano, e também participou por 2 anos das oficinas de percussão da Turucutá Batucada Coletiva Independente, onde desenvolveu a prática de instrumentos das baterias de escola de samba e se apresentou em carnavais. Tocou por vários anos no Domingo Cultural do Odomodê com o Central do Samba.

Tamiris Duarte. Contrabaixista, arranjadora e mestranda em Performance Musical na Unicamp. Bacharel em Música Popular pela UFRGS, desde 2005 atua profissionalmente como baixista. Tamiris faz parte da banda do Mestre Tião Carvalho e tem como assunto de seu mestrado o Bumba-meu-boi de Tião no Morro do Querosene (SP). Ela coordena um baixo-trio de música instrumental cujo trabalho dialoga com a pesquisa acadêmica que desenvolve sobre o contrabaixo elétrico na música de tradição afro-brasileira e seu cd "Até Aqui" (2017) está disponível nas principais plataformas de streaming.

Temas

CD 1
01
Mariê Mariô
Dessa Ferreira - Pâmela Amaro
Três Marias & Dona Conceição
02
Yagô laroiê
Mestre Paraquedas
Três Marias, Dona Conceição & Tião Carvalho
03
Banto-Yorubá
Pâmela Amaro - Mamau de Castro
04
Santo festeiro
Dessa Ferreira - Tião Carvalho - Gutcha Ramil
Três Marias & Tião Carvalho
05
Recado
Dessa Ferreira - Gutcha Ramil
06
Homem foguete
Dessa Ferreira
07
Passarinho já acordou
Martinha do Coco
Três Marias & Martinha do Coco
08
Pedido a Osun
Pâmela Amaro
Três Marias, Diih Neques & Kika Brandão
09
Òsún sèngèsé
Ìdòwú Akínrúlí
Três Marias & Ìdòwú Akínrúlí
10
Tartaruga
Gutcha Ramil - Dessa Ferreira
11
Yemoja
Tradicional Yoruba (Adapt. Ìdòwú Akínrúlí)
Três Marias & Ìdòwú Akínrúlí
12
Ladainha / Dona Maria / Carnaubinha
Dessa Ferreira - Inajara Ramos - Jane Oliveira - Magnólia Dobrovolski - Stefania Johnson / Tradicional (Adapt. Três Marias) / Dessa Ferreira - Inajara Ramos - Jane Oliveira - Magnólia Dobrovolski - Stefania Johnson
Três Marias, Inajara Ramos, Jane Oliveira, Magnólia Dobrovolski & Stefania Johnson
13
Licença jongueiro velho / A sabia
Dessa Ferreira / Pâmela Amaro
Três Marias & Tião Carvalho
14
Fuxico
Paraquedas
Três Marias, Mestre Paraquedas, Neuro Junior, Stepania Johnson & Tião Carvalho
15
Toque de Beth
Dessa Ferreira - Gutcha Ramil
16
Martinha do Coco
Dessa Ferreira
Três Marias & Dona Conceição
17
No agora
Tamiris Duarte
Três Marias, Paola Kirst, Clarissa Ferreira, Tião Carvalho & Neuro Júnior
18
A sabiá
Gutcha Ramil - Adiel Luna
Três Marias, Adiel Luna & Neuro Júnior
19
Não se cala
Dessa Ferreira
Três Marias, Nina Fola & Sankofa Drums