Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

O choro nosso

Água de Vintém
Discos: Choro

Disponible

19,36 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo Choro
Año de Edición Original 2019
Instrumental

Más

Água de Vintém: Guilherme Girardi (guitarra de 7 cuerdas, producción), Marcus Godoy (guitarra acústica, guitarra eléctrica), Vito Casagrande (guitarra tenor, bandolim), Charles Barreto (cavaquinho), Xeina Barros (pandeiro).

Participación especial de: João Camarero (guitarra acústica), Rafael Toledo (percusión, batería).

"Em 1897, a compositora e maestrina Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935) publicou a partitura do então inédito choro Água do Vintém.
O título se referia à água extraída de fonte na Chácara do Vintém, em Niterói (RJ), e vendida em carroças pelas ruas do Rio de Janeiro (RJ) do século XIX quando a cidade sofria com o (des)abastecimento de água encanada.
No século XXI, mais precisamente em 2011, o choro de Chiquinha serviu para batizar o então nascente grupo paulista Água de Vintém, criado em Piracicaba (SP) com repertório voltado para o gênero.
Oito anos depois, Charles Barreto (cavaco), Guilherme Girardi (violão de sete cordas), Marcus Godoy (violão e guitarra), Vitor Casagrande (bandolim e violão tenor) e Xeina Barros (pandeiro) lançam o terceiro álbum, O choro nosso.
Neste disco, gravado com a participação do violonista João Camarero no Choro pro primo (Guilherme Girardi), o quinteto volta a oferecer repertório autoral, servido com fartura no primeiro álbum do grupo, Café da Dona Chica (2013).
Estancada no segundo disco, dedicado ao cancioneiro do compositor e violonista piracicabano Sergio Belluco, a fonte autoral do Água de Vintém volta a jorrar forte nas 14 músicas do álbum O choro nosso.
A atual safra autoral do grupo foi composta com diversidade rítmica que reitera o conceito de que, mais do que um gênero, o choro é uma forma de arranjar e tocar música. Tanto que, no disco, o grupo segue o passo do frevo em Xeininha no frevo (Vitor Casagrande), transita pela trilha do foxtrote em Caminho do Itaici (Guilherme Girardi) e desemboca em tom contemplativo na Valsa pro Sérgio (Vitor Casagrande e Guilherme Girardi).
Entre choros em clima de samba e choros de molde mais tradicional, o Água de Vintém enfatiza no álbum O choro nosso o toque da guitarra de Marcus Godoy em Só Deus sabe, tema de autoria do próprio Godoy.
Embora usada no toque do choro desde a década de 1940, a guitarra ainda permanece como instrumento pouco usual no gênero, suplantada pelo violão." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 20.05.2019)

Temas

CD 1
01
Lembranças do Trio Retumbante
Charles Barreto
03:27
02
Chorando em Oakland
Guilherme Girardi
04:06
03
Inspirações
Marquinhos Godoy
04:32
04
Serelepe
Xeina Barros - Vitor Casagrande
02:35
05
Pedra do baú
Vitor Casagrande
03:26
06
Valsa pro Sérgio
Vitor Casagrande - Guilherme Girardi
05:30
07
Só Deus sabe
Marquinhos Godoy
03:10
08
Choro do Primo
Gulherme Girardi
Água de Vintém & João Camarero
03:17
09
Choro pro Beto
Guilherme Girardi
03:10
10
Seu Maurício
Vitor Casagrande
04:11
11
Luz do nevoeiro
Charles Barreto - Guilherme Girardi
03:22
12
Esperando o guincho
Vitor Casagrande
02:18
13
Caminho do Itaici
Guilherme Girardi
04:41
14
Xeininha no frevo
Vitor Casagrande
02:59