Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Milton + Esperanza

Milton Nascimento & Esperanza Spalding*
Discos: MPB / Jazz

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Concord Records
Estilo MPB / Jazz
Año de Edición Original 2024

Más

Milton Nascimento (voz), Esperanza Spalding (voz, contrabajo, arreglos, producción)

Elena Pinderhughes (flauta), Shabaka Hutchings (saxo, flauta), Leo Genovese (piano, piano eléctrico, órgano, coros, arreglos), Corey D. King (sintetizador, coros). Matthew Stevens (guitarras), Justin Tyson (batería, teclados, coros, arreglos), Eric Doob (batería, percusión, coros), Kainã do Jêje (batería), Robertinho Silva (percusión), Fernando Lodeiro (efectos, coros).

Participación especial de: Paul Simon (voz), Guinga (voz, guitarra acústica), Diane Reeves (voz), Maria Gadú (voz), Tim Bernardes (voz), Lianne La Havas (voz), Lula Galvão (guitarra acústica) y Orquestra Ouro Preto (cuerdas).

Edición en formato Digipack.

"Milton + Esperanza é grande disco! Contudo, para perceber a grandeza desse álbum que junta Milton Nascimento com a cantora, compositora e baixista norte-americana de jazz Esperanza Spalding, é preciso captar a aura sagrada do artista brasileiro, entidade sagrada da música do Brasil.
Como Esperanza vem ressaltando nas entrevistas para promover o disco lançado na sexta-feira, 9 de agosto, a força de Milton reside no espírito. Foi-se boa parte da potência da voz divina que fascinou o Brasil e o mundo a partir dos anos 1960, com picos de criatividade e popularidade na década de 1960, mas permanece o viço da alma do artista.
É a pujança espiritual deste carioca de alma musical mineira que alavanca e engrandece o álbum anunciado em maio com a edição do exuberante single Outubro (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1967).
Gravado na cidade do Rio de Janeiro (RJ) ao longo de 2023, com produção musical e arranjos de Esperanza Spalding, o álbum flagra a artista dos Estados Unidos cantando em português, às vezes com sotaque, como em Cais (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, 1972), às vezes praticamente sem, como em Saci (Guinga e Paulo César Pinheiro), faixa de clima bucólico – feita com a participação de Guinga – que reforça a espiritualidade do disco, sobretudo quando Milton invoca o Saci com a voz.
A propósito, a faixa-vinheta que antecede Saci – Interlude for Saci – é gordura dispensável no corpo do álbum. Wings from the thought bird, composição inédita de Esperanza, permanece na floresta, com vocalizes, o toque da Orquestra Ouro Preto e um acento jazzístico que lembra a origem da artista norte-americana.
Morro velho (Milton Nascimento, 1967) é outra faixa orquestrada com a Sinfônica de Ouro Preto e com força espiritual entranhada no arranjo e no canto dos artistas.
Sim, Milton + Esperanza é disco bilíngue na fronteira entre a canção e o jazz. Certas passagens de A day in the life (John Lennon e Paul McCartney, 1967) – sobretudo as mais experimentais com alternâncias de climas e polifonia – reiteram de forma radical a natureza jazzística do disco na abordagem da música dos Beatles.
Com a adesão vocal da cantora Diane Reeves, a recriação de Earth song (Michael Jackson, 1995) parece extrapolar a fronteira de Milton + Esperanza ao alcançar outra dimensão com Reeves. Já Saudade dos aviões da Panair (Conversando no bar) (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1974) ostenta o tom gregário que pauta a vida e obra de Milton.
A gravação reúne Milton, Esperanza, Maria Gadú, Tim Bernardes, Lianne La Havas – cantora inglesa que estava de passagem pelo Rio de Janeiro quando Tim tocou a música para Milton na casa do artista – e o violonista Lula Galvão sem que um artista se sobreponha ao outro na faixa.
A potência espiritual do álbum salta mais uma vez aos ouvidos no encontro de Milton e Esperanza com Paul Simon na canção fraterna Um vento passou (para Paul Simon). Todos cantam em português, inclusive Simon. “O seu canto me levava / Por estradas tão desertas / Paisagens infinitas deste chão”, lembra Milton ao celebrar o amigo norte-americano.
No arremate do disco, encerrado com os quase dez minutos da regravação de When you dream (Wayne Shorter e E. Lee, 1985), a homenagem de Milton e Esperanza é ao compositor e saxofonista norte-americano Wayne Shorter (1933 – 2023), com quem Milton Nascimento gravou em Los Angeles (Califórnia, EUA), em 1974, o álbum de jazz Native dancer (1975).
A faixa final costura o atual disco com o álbum que, há 50 anos, abriu algumas portas no mundo para Milton Nascimento, entidade mineira que, desde 1967, paira na música do Brasil como um avatar.
Somente quem perceber a dimensão espiritual do artista brasileiro vai entender a grandeza do álbum Milton + Esperanza." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 13.08.2024)

Temas

CD 1
01
The music was there
Justin Tyson
00:57
02
Cais
Milton Nascimento - Ronaldo Bastos
03:40
03
Late September
Esperanza Spalding
01:35
04
Outubro
Milton Nascimento - Fernando Brant
05:17
05
A day in the life
John Lennon - Paul McCartney
04:36
06
Interlude for Saci
Corey D King
01:41
07
Saci
Guinga - Paulo César Pinheiro
Milton Nascimento, Esperanza Spalding & Guinga
03:29
08
Wings for the thought bird
Esperanza Spalding
Milton Nascimento, Esperanza Spalding, Elena Pinderhughes & Orquestra Ouro Preto
03:06
09
The way you are
Esperanza Spalding
Esperanza Spalding
00:43
10
Earth song
Michael Jackson
Dianne Reeves, Milton Nascimento & Esperanza Spalding
06:42
11
Morro velho
Milton Nascimento
Milton Nascimento, Esperanza Spalding & Orquestra Ouro Preto
05:15
12
Saudade dos aviões da Panair (Conversando no bar)
Milton Nascimento - Fernando Brant
Milton Nascimento, Esperanza Spalding, Lianne La Havas, Lula Galvão, Maria Gadú & Tim Bernardes
05:24
13
Um vento passou (para Paul Simon)
Milton Nascimento - Márcio Borges
Milton Nascimento, Esperanza Spalding & Paul Simon
04:36
14
Get by now
Esperanza Spalding
02:24
15
Outro planeta
Justin Tyson
02:06
16
When you dream
Wayne Shorter - Edgy Lee
Milton Nascimento, Esperanza Spalding & Carolina Shorter
09:26