Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Lamentos

Marcelo Menezes
Discos: MPB

Disponible

20,38 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo MPB
Año de Edición Original 2024

Más

Marcelo Menezes (voz)

Toninho Carrasqueira (flauta), Nailor Proveta (clarinete), Sergio Coelho (trombón), Mauricio Carrilho guitarra acústica, arreglos, diección), Edmilson Capelupi (guitarra de 7 cuerdas), Lucas Arantes (cavaquinho), Paulino Dias, Alfredo Castro, Rafael Toledo (percusión), Eli Sabino, Helena Gouveia, Karine Telles, Lilian Rocha y Cris Pelarin (coros).

Participação especial: Maria Martha (voz), Cristovão Bastos (piano).

Edición en formato Digipack.

"Das alegrias e responsabilidades da vida musical, o violonista e melodista carioca Marcelo Menezes tem a honra de ter como parceiro Paulo César Pinheiro. Fruto dessa parceria e amizade, Menezes apresenta “Lamentos” trazendo exclusivamente letras assinadas por Pinheiro, um dos maiores poetas da música brasileira.
.São 11 faixas de sambas-lamento, como definem os parceiros, que cantam o amor, as alegrias e as dores de amar.
“Lamentos” foca na interpretação de letras que carregam a beleza e a dor expressas nas palavras do autor. Mas se engana quem acha que o disco é triste. Na verdade, o álbum é uma celebração aos 75 anos de Paulo César Pinheiro e o segundo álbum desta parceria: um entrosamento entre melodia e palavra.
“É uma alegria imensa poder compartilhar mais este trabalho com Paulinho. A ideia, como sempre conversávamos, era fazer um disco com “sambas de lamentos”. O difícil foi selecionar as 11 faixas do disco”. Juntos, o violonista e o poeta assinam mais de 100 composições.
Marcelo cantou os sambas à vontade, mas em “Lembrança Noturna”, uma meditação sobre a perda, a saudade e a solidão, contou com a participação muito especial da cantora paulistana Maria Martha, cuja voz carregada de emoção, contribui para criar uma atmosfera introspectiva e profundamente tocante. Ao piano, Cristovão Bastos destila uma elegância que reforça a narrativa em “Trocando de mão”. O samba de roda “Castelo de Areia” ganha um coro formado pelas vozes de Eli Sabino, Helena Gouveia, Karine Telles, Lilian Rocha e Cris Pelarin.
.A formação do disco é uma ode à tradição do choro, com arranjos e direção musical de Mauricio Carrilho, que imprime uma sonoridade rica e autêntica ao álbum. “Os arranjos de “Lamentos” são um reflexo das antigas formações regionais de choro, que incluíam uma combinação de violão, cavaquinho, clarinete, piano, flauta, pandeiro, tamborim e instrumentos de percussão. Essa configuração não só proporciona uma riqueza harmônica e rítmica à música, mas também mantém viva a essência das tradições musicais brasileiras, principalmente as cariocas. O uso do violão de sete cordas, do cavaquinho e da percussão, em particular, reforça a autenticidade do som, criando uma atmosfera nostálgica”, define Menezes.
.No disco, o violão de 7 cordas ficou a cargo de Edmilson Capelupi e Lucas Arantes chora o cavaquinho.
A batucada tem Alfredo Castro no agogô, ganzá e repique de anel, Paulino Dias vai de surdo e tamborim, Rafael Toledo chega com pandeiro, conga e reco-reco.
.Além disso, Marcelo conta com a flauta mágica do professor Toninho Carrasqueira em três faixas, destaque para “Não dá, não” que fecha o disco, e ganha ainda a maestria de Nailor Proveta na clarineta, presente também em “Tromba D’Água”. Sergio Coelho faz “Intriga” no trombone.
As gravações das bases de “Lamentos” foram feitas no estúdio Arsis, com toda a técnica de Adonias Souza Júnior e Pedro Miranda. As vozes foram gravadas no estúdio “Dançapé”, por Mario Gil, que também assina a mixagem e masterização do disco.
.A versão física do álbum traz o traço do ilustrador Mario Alberto, a luz do fotógrafo Jardiel Carvalho e o talento da dupla Thea Severino e Marcio Freitas, do Estúdio Thema, que fez um trabalho lindo para a capa e encarte do CD.
.Esse disco foi viabilizado com recursos da Secretaria de Cultura de Guarulhos, por meio da Lei Paulo Gustavo e do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura).
.“Há tempos que não ouço um disco como aqueles com regional. Marcelo nos traz isso com esse “Lamentos”. Adorei ouvir o trabalho. Está cantando direito e seguro. A faixa com Maria Martha está excepcional.
Os sambas de lamento me orgulham muito nessa nossa vasta obra.
O disco representa muito isto que eu almejava que acontecesse. Marcelo, você foi feliz com esse momento. Parabéns.” PAULO CÉSAR PINHEIRO
“É um disco que combina uma profunda introspecção emocional com a tradição do samba, mantendo uma conexão robusta com o gênero do choro, um estilo musical essencial na formação do samba.
.O álbum é uma celebração da música brasileira que respeita suas origens e, ao mesmo tempo, busca novos significados e interpretações, garantindo que o espírito do samba e do choro continue a evoluir e a encantar novas gerações de ouvintes. A colaboração de artistas como Maria Martha e Cristovão Bastos enriquece ainda mais essa obra, que oferece momentos de profunda beleza e introspecção.”  Revista Prosa Verso e Arte (19.09.2024)

Temas

CD 1
01
Uma aflição
Marcelo Menezes - Paulo César Pinheiro
02
Formiga e cigarra
Marcelo Menezes - Paulo César Pinheiro
03
Tromba d´água
Marcelo Menezes - Paulo César Pinheiro
04
Escudo
Marcelo Menezes - Paulo César Pinheiro
05
Intriga
Marcelo Menezes - Paulo César Pinheiro
06
O que me restou
Marcelo Menezes - Paulo César Pinheiro
07
Lembrança noturna
Marcelo Menezes - Paulo César Pinheiro
08
Trocando de mão
Marcelo Menezes - Paulo César Pinheiro
Marcelo Menezes & Cristóvão Bastos
09
Água na fervura
Marcelo Menezes - Paulo César Pinheiro
10
Castelo de areia
Marcelo Menezes - Paulo César Pinheiro
11
Não dá não
Marcelo Menezes - Paulo César Pinheiro