Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Planetário

Uakti & Orquestra de cordas
Discos: Folclore / Experimental

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo Folclore / Experimental
Año de Edición Original 2015
Instrumental

Más

Uakti: Paulo Sérgio dos Santos (grande pan, taquara, tri-mi, pius-pi, vibráfono, GIG, guitarra acústica con baquetas, marimba, centrífuga, triángulo, trilobita, berimbau, percusión), Artur Andrés Ribeiro (flautas, roda, planetario, aqualung, percusión, arreglos).

Músicos invitados: Mônica Salmaso (voz), José Henrique Soares Viana (grande pan, pan inclinado, marimbas, percusión), Alexandre Andrés (flauta Uakti, borel, flautas, torre), Regina Amaral (piano), Josefina Cerqueira (marimba, ki-ko), Caio Gracco (programaciones electrónicas).

Orquesta de cuerdas, dirigida por Marcelo Ramos.

13º y último álbum del original grupo mineiro creado en 1978 por el instrumentista, compositor y luthier Marco Antonio Guimarães (Belo Horizonte, Minas Gerais, 1948).

"Criado em 1978, o Uakti - cujo nome indígena é inspirado em uma lenda da etnia Tukano - nasceu após Marco Antônio começar a criar instrumentos com tubos de PVC no porão de casa, sob influência de Walter Smetak, que foi seu professor.
O músico reuniu alguns de seus colegas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais - os percussionistas Paulo Sérgio Santos e Décio de Souza Ramos e o flautista Artur Andrés Ribeiro - com a proposta de formar um grupo que criasse composições próprias com instrumentos artesanais. Nos últimos 37 anos, eles lançaram 13 discos próprios e participaram de gravações de diversos artistas, como Milton Nascimento, Philip Glass e Paul Simon.
Uma série de questionamentos e mudanças começou a ocorrer dentro do grupo em 2009, devido ao prenúncio da interrupção das atividades do Marco Antonio Guimarães como luthier e compositor do grupo. Apartir desse momento, todos os demais membros do Uakti se desdobraram como compositores e arranjadores, As mudanças trazeram desafios e despertaram potenciais criativos, por exemplo, com a participação bastante expressiva da voz humana. 
Este trabalho também não conta com a participação de Décio Ramos, membro da formação original.
Em outubro de 2015, o grupo anunciou que, com este disco, estava encerrando sua carreira, depois de mais de 30 anos de atuação. Segundo Marco Antônio Guimarães, líder do conjunto de Belo Horizonte, "problemas internos, pessoais, tornaram impossível a continuidade do grupo"."

"O Grupo mineiro Uakti anunciou nesta quinta-feira (15) o fim dos trabalhos. Os músicos estavam juntos há 37 anos e eram conhecidos pelo trabalho instrumental e por desenvolver os próprios instrumentos, diferentes e inusitados. O fim do grupo foi anunciado por meio de nota divulgada no Facebook e assinada por Marco Antônio Guimarães, o líder do Uakti.
“Preciso fazer aqui uma pequena declaração pública : o Uakti acabou. Problemas internos, pessoais, tornaram impossível a continuidade do grupo”, disse no comunicado.
Marco Antônio anunciou ainda a venda do acervo do grupo. “Estou colocando à venda tudo o que criei nos últimos 45 anos - todos os instrumentos, todas as esculturas sonoras, material e método que criei para iniciação musical de crianças, toda a oficina com ferramentas e estoque de material para manutenção dos instrumentos, além de desenhos e projetos de peças que não cheguei a construir. Não pretendo vender instrumentos ou objetos avulsos - a ideia é negociar todo o acervo”, relata.
O G1 conversou nesta noite com Artur Andrés, um dos integrantes do grupo. Ele contou que estava muito difícil manter o trabalho e citou a crise econômica e o baixo volume de shows como fatores que contribuíram para o fim do Uakti.
“Foram 37 anos muito bem vividos. Foi um trabalho muito relevante. Marcou muito minha vida. Gravamos com Milton Nascimento, Paul Simon...”, disse Andrés. O artista contou que deve continuar trabalhando com música em outros projetos.
A última apresentação do Uakti foi em Betim, na Região Metropolitana, no mês de agosto. Na capital, eles fizeram o último show na Praça Floriano Peixoto em julho, de acordo com Andrés. Ele contou que o último disco, Planetário, deve ficar pronto em duas semanas, mas não estão programados shows de lançamento. Em 2012, o grupo lançou Uakti Beatles, só com músicas da banda inglesa.
Marco Antônio Guimarães, que assinou a nota sobre o fim do Uakti, não concedeu entrevista. Disse que prefere falar sobre o assunto “um pouquinho mais para frente”.
Além de Guimarães e Andrés, também faziam parte do grupo Paulo Sérgio Santos e Décio Ramos. O Uakti foi criado em 1978." Humberto Trajano (g1.globo.com, 15.10.2015)

Alguns instrumentos do Uakti:

RODA: Teclado e manivela movem duas cordas que produzem movimento melódico, pedal grave e escala cromática.

GRANDE PAN: Baquetas de borracha, tubos de PVC e mangueiras plásticas. Registro grave. Escala cromática (os sete tons e cinco semitons).

TRILOBITA: Instrumento de percussão tocado com dedos, feito de tubos de PVC e peles. Registro médio.

JABURU: Cordas dedilhadas. Um sistema de alavancas tensiona a corda. Produz glissandos (notas escorregadas).

GIG: Instrumento de cordas giratório, tocado com arco. Feito de cabaça e madeira. Tem oito cordas.

AQUALUNG: Água e tubo de PVC. A água corre por um tubo móvel de comprimento variável. Diversas frequências.

FLAUTA UAKTI: Flautas variadas feitas a partir de tubos de PVC. Produz harmônicos (ressonâncias) com notas não convencionais.

TORRE: Instrumento giratório de cordas, em número de onze, tangidas por arco. Caixa de ressonância de PVC.

PLANETÁRIO: Cordas de látex dedilhadas. Registro grave, exercendo função de baixo. Escala cromática.
.
CRAVO ELÉTRICO: Teclado eletrificado que move cordas. Instrumento amplificado com escala cromática.

CHORI SMETANO: Instrumento dotado de duas cordas, afinado em quinta justa. Feito de cabaça e madeira.

TABLA ELÉTRICA: Instrumento de percussão tocado com os dedos. Afinado em oitavas, quartas e quintas.

Temas

CD 1
01
Mapa
Marco Antonio Guimarães
05:55
02
Pássaros e pipas
Artur Andrés Ribeiro
06:03
03
Forró de Iarra
Paulo Sérgio dos Santos
04:42
04
Sinfonia das goteiras
Artur Andrés Ribeiro - Bernardo Maranhão
Uakti & Mônica Salmaso
05:28
05
Planetário
Artur Andrés Ribeiro
05:40
06
Trilogig
Paulo Sérgio dos Santos
04:48
07
Trilogia do ciclo da água - Água, estado líquido
Artur Andrés Ribeiro
08:54
08
Trilogia do ciclo da água - Nuvem, flutuar
Artur Andrés Ribeiro
07:29
09
Trilogia do ciclo da água - Neve, gelo
Artur Andrés Ribeiro
04:28
10
6.5.4.3.2.1
Artur Andrés Ribeiro
06:13
11
Alnitak
Artur Andrés Ribeiro
08:48