Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

O cangaceiro

Varios Intérpretes (Película)
Dvds: Drama

Disponible

18,63 € impuestos inc.

Ficha técnica Dvds

Sello Films sans Frontières
Estilo Drama
Año de Edición Original 1953
Observaciones REGIÓN 2

Más

Director:   Lima Barreto
Actores:   Alberto Ruschel, Marisa Prado, Milton Ribeiro, Vanja Orico, Adoniran Barbosa,...
Música original:    Gabriel Migliori, además de temas como "Mulher rendeira" (tradicional) y otros de Zé do Norte (Alfredo Ricardo do Nascimento) ("Sodade, meu bem, sodade", "Lua bonita", "Meu pião") con interpretaciones del propio Zé do Norte, Vanja Orico y Demônios da Garoa.

Idioma:  Portugués.   Subtítulos en Francés.
No incluye extras
Duración aproximada:   95' (Blanco y Negro)

Sistema de color:   PAL
Sonido:   Mono
Formato de pantalla:    4:3

Sinopsis:
"Após roubar os equipamentos de uma equipe do governo que pretendia construir uma estrada rasgando o sertão, Capitão Galdino (Milton Ribeiro), à frente de seu bando, invade um vilarejo roubando e assassinando seus moradores, acabando por raptar a professora primária local (Marisa Prado). Teodoro (Alberto Ruschel), principal lugar-tenente do capitão, sente o drama da jovem e tenta, debalde, convencer o chefe a soltá-la, os dois imediatamente atraídos por ela. Sentindo o interesse do capitão pela moça, Teodoro resolve fugir com ela, aproveitando que todos dormiam após uma festa no acampamento. Assim que amanhece, e descoberta a fuga, o bando parte em perseguição aos fugitivos, enquanto a volante - formada exatamente para combater o bando - também inicia sua caçada aos cangaceiros. Galdino, conhecendo o sertão como a palma de sua mão, embosca os perseguidores, exterminando-os. Durante a fuga, o casal se apaixona, Olívia, a professora, insistindo com o cangaceiro para abandonar o cangaço e viver com ela na cidade. O rapaz, porém, sabe da impossibilidade de tal ato. Ele é um homem do sertão, acostumado com a vida rude e agreste. No final do filme, com a aproximação do bando, Teodoro obriga Olívia a fugir, ficando emboscado em uma pedreira para retardá-lo, enquanto a moça desaparece para sempre. Cercado pelos oponentes, o herói se rende quando acaba a munição. Sabedor da valentia do ex-companheiro, Galdino lhe propõe um jogo: Teodoro iria andando até uma árvore distante cerca de 500 metros. A partir daí, 23 cangaceiros atirariam em sua direção. Se escapasse das balas, seria um homem livre. Teodoro Morre. Galdino também, simbolizando a morte do cangaço no sertão. As últimas cenas mostram os cangaceiros indo embora, em silhueta como no início do filme, enquanto todos cantam Mulher Rendeira."

Ganó los premios a la "Mejor película de Aventuras" y a la "Mejor Banda Sonora" en el Festival de Cannes de 1953 y obtuvo un enorme éxito en todo el Mundo (donde se estrenó con diversos títulos: "Sans peur, sans pitié", en Francia; "The ninth bullet", en Estados Unidos; "Il Brigante", en Italia; "Die Gesetzlosen", en Alemania).

Con los diálogos escritos por Rachel de Queiroz, la maravillosa fotografía de Chick Fowle y la deliciosa banda sonora con las canciones de Zé do Norte, es un hito en el cine brasileño, que inauguró el género "cangaço", el western a la brasileña ("nordestern" lo denominó el crítico Salvyano Cavalcanti de Paiva), que llenó las salas de cine en los 60 con películas como "Lampião, o Rei do Cangaço" (1964), "Corisco, o diabo louro" (1969), de Carlos Coimbra, y "Os três cabras de Lampião" (1962), de Aurélio Teixeira, por ejemplo) y que influenció al director bahiano Glauber Rocha en sus películas "Deus e o Diabo na terra do sol" (1964) y "O dragão da maldade contra o Santo guerreiro" (1969).

(¡ATENCIÓN!: Codificado para REGIÓN 2)