Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Luz negra - Ao vivo

Fernanda Takai
Dvds: Música (MPB)

Disponible

25,27 € impuestos inc.

Ficha técnica Dvds

Sello Deck
Estilo Música (MPB)
Año de Edición Original 2009
Productora Deck
Concierto

Más

Fernanda Takai (voz)

John Ulhoa (guitarras, programaciones, voz), Lulu Camargo (piano, teclados, programaciones), Mariá Portugal (batería, percusión, voz), Thiago Braga (bajo, guitarra acústica)

Grabado "ao vivo" en el Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima, en Nova Lima (Minas Gerais), el 14 de mayo de 2009.

Idioma:   Portugués.
Subtítulos en Portugués, Inglés, Español y Japonés.
Extras:   Fazendo as coisas (Making of) + Videoclipes ("Kobune" y "Insensatez") + Tema extra ("Ritmo da chuva")
Duración total aproximada:    73'

Región 0 (DVD sin restricciones de zona: de uso mundial)
Sistema de color:   NTSC
Sonido:   PCM Stereo + Dolby Digital 5.1 + DTS Digital Surround 5.1
Formato de pantalla:    4:3 + 16:9

Tomando como hilo conductor el repertorio de Nara Leão (1942-1989), que había grabado en estudio para su brillante debú discografico en solitario ("Onde brilhem os olhos seus", de 2007), la mineira Fernanda Takai (vocalista del grupo Pato Fu), teje un excelente show registrado con esmero (calidad estética y técnica), ampliando la propuesta musical con canciones de diferentes épocas, orígenes y estilos, que forman parte de su memoria afectiva, con originalidad, coherencia y delicadeza, gracias a los arreglos de John Ulhoa y Lulu Camargo: el carimbó "Sinhá pureza" (1974), popularizado por Eliana Pittman, baladas pop, como la brasileña "Você já me esqueceu" de Fred Jorge, popularizada por Roberto Carlos en 1972, y las extranjeras, "Ben" (1972) de Michael Jackson, "There must be an angel" (1985), de los Eurythmics y el tema "Ordinary world" (1983) de Duran Duran.

"Luz Negra poderia ser mais um registro ao vivo de show como tantos que são despejados rotineira e aleatoriamente no diluído mercado fonográfico. Mas não é. O apuro técnico da filmagem - a cargo de uma produtora mineira, G5 - realça e valoriza o show em que Fernanda Takai aborda o repertório de Nara Leão (1942 - 1989) com base em seu primeiro álbum solo, Onde Brilhem os Olhos Seus, um dos melhores discos de 2007. O CD e o DVD Luz Negra ratificam a inteligência da abordagem, emoldurada pelo jogo de luzes claras e escuras que envolvem Takai na cena capturada ao vivo, em 14 de maio de 2009, na cidade mineira de Nova Lima. A rigor, o CD é item dispensável, ainda que a seleção de 14 músicas priorize os números em que Takai extrapola o repertório de Nara, abrindo leque estético que ventila desde sucesso de Eliana Pittman de 1974 (Sinhá Pureza, carimbó do paraense Pinduca) até balada pop do duo Eurythmics (There Must Be an Angel, 1985), passando pelo tecnopop do Duran Duran (Ordinary World, 1983). Tudo batido com delicadeza no liquidificapum do grupo Pato Fu. Sim, é no tom do Pato Fu que Takai pinta e borda com as cores do repertório da leoa Nara. São os barulhinhos bons arranjados pelo guitarrista John Ulhoa e pelo tecladista Lulu Camargo que irmamam curiosa versão japonesa de O Barquinho - intitulada Kobune - e balada tristonha do repertório de Michael Jackson (1958 - 2009), Ben, extraída de disco de 1972 e da memória afetiva de Takai. Tudo isso já estava lá desde o início do show. O que não estava, mas entrou no roteiro a tempo de ser perpetuado no registro ao vivo, é 5 Discos (música menor de Ulhoa, lançada por Pedro Mariano). Assim como Você Já me Esqueceu, balada de Fred Jorge, gravada por Roberto Carlos em 1972. Nara não a gravou, é fato, mas vale lembrar que, em 1978, foi ela a primeira a mandar para o inferno o preconceito da MPB com a obra popular de Roberto Carlos (então no auge da fase motel) para dedicar um disco inteiramente ao cancioneiro do Rei. Tais links dão brilho a Luz Negra. Takai bisa em seu primeiro DVD solo o bom gosto, a criatividade e o frescor do disco feito em estúdio em 2007. E o título de seu registro ao vivo não se refere somente ao samba de Nelson Cavaquinho e Irani Barros, (bem) gravado pela leoa Nara..." Mauro ferreira (Blog Notas Musicais, 03.08.2009)

Temas

DVD 1
01
Intro / Ta-hi (Pra você gostar de mim)
John Ulhoa / Joubert Carvalho
02
Luz negra
Nelson Cavaquinho - Amâncio Cardoso
03
Diz que fui por aí
Zé Keti - Hortêncio Rocha
04
Lindonéia 
Caetano Veloso - Gilberto Gil
05
Com açucar, com afeto
Chico Buarque
06
There must be an angel (Playing wih my heart)
Dave Stewart - Annie Lennox
07
Insensatez 
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes
08
Odeon
Ernesto Nazareth - Vinicius de Moraes
09
Seja o meu céu
Robertinho de Recife - José Carlos Capinan
10
Trevo de quatro folhas (I'm looking over a four leaf clover)
Harry Woods - Mort Dixon (Vers. Nilo Sérgio)
11
Você já me esqueceu
Fred Jorge
12
Estrado do sol
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Dolores Duran
13
Ordinary world
John Taylor - Simon LeBon - Nick Rhodes - Warren Cuccurullo
14
Descansa coração (My foolish heart)
Ned Washington - Victor Young (Vers. Nelson Motta)
15
O barquinho (Kobune)
Roberto Menescal - Ronaldo Bôscoli (Vers. Ryosuke Itoh)
16
Canta Maria
Ary Barroso
17
Ben 
Walter Scharf - Don Black
18
5 discos
Fernanda Takai - John Ulhoa
19
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Roberto Carlos - Erasmo Carlos
20
Sinhá pureza
Pinduca