Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Intensa emoção

Maysa
Dvds: Música (MPB)

Disponible

21,29 € impuestos inc.

Ficha técnica Dvds

Sello Warner Music
Estilo Música (MPB)
Año de Edición Original 2012

Más

Maysa (voz)

Paulo Moura (saxo, flauta), piano y batería no identificados.

Audio y video extraido del programa "Maysa, Estudos", producido por la TV Cultura - Fundação Padre Anchieta el 5 de noviembre de 1975.

Idioma:   Portugués. Sin subtítulos.
Extras:   Videoclip (3').
Duración total aproximada:    41'.

(No recomendado para menores de 18 años)

Región 0 (DVD sin restricciones de zona: de uso mundial)
Sistema de color:   NTSC
Sonido:   Dolby Digital 2.0
Formato de pantalla:    4:3

Excepcional último progama que la cantante Maysa (Maysa Figueira Monjardim) (São Paulo, SP, 1936 - Niterói, RJ, 1977) grabó para televisón. El productor y entrevistador en aquella ocasión, Antonio Abujamra, años después recordaba: "durante o programa, Maysa ouvia, em um minúsculo gravador, músicas da cantora francesa Edith Piaf. Além disso, ao final do programa Maysa estava completamente bêbada e caiu no centro do estúdio, fora do cenário (...) Helena Silveira, uma escritora maravilhosa que era crítica na época, considerou o melhor programa do ano e disse que era um "corpo a corpo sensacional" entre Abujamra e Maysa, o que fez com que a atração ganhasse o prêmio de melhor do ano."

"O DVD de Maysa (1936 - 1977) produzido por Luiz Pereira e recém-lançado pela Warner Music - poderia ser histórico se tivesse sido editado com maior capricho pela gravadora. Os parcos créditos não informam, mas trata-se do registro do programa exibido pela TV Cultura em 16 de novembro de 1975 com o nome de Maysa - Estudos. A arte gráfica do DVD é a mesma da série Ensaio lançada pela Warner e, no caso, a opção faz até um certo sentido, pois trata-se de um programa conduzido pelo diretor Antonio Abujamra nos mesmos moldes do Ensaio comandado por Fernando Faro na mesma TV Cultura. Close dos olhos expressivos de Maysa - os dois oceanos não pacíficos, na definição do poeta - preenchem a tela esfumaçada pelo cigarro onipresente na filmagem. "Mamãe acha que eu era gente bem. Vai ver que eu sou...", considerou Maysa diante das câmeras que ocultaram a presença do diretor no estúdio. Além de gente bem, gíria da época que significa pessoa de bom caráter e bem-sucedida na vida, Maysa era cantora excepcional e compositora de méritos. Pautado pela intensa emoção que dá título a este raro registro audiovisual da artista, o canto de Maysa salta aos ouvidos e na tela ao longo dos dez números musicais do programa (há também nos extras um clipe de Resposta, uma das contundentes músicas dessa compositora que na segunda metade dos anos 50 desafiou o reinado masculino no terreno da composição ao lado da também desbravadora Dolores Duran). Precisa e pungente, a interpretação de Ne Me Quitte Pas (Jacques Brel) exemplifica a paixão com que Maysa soltava a voz. E foi com paixão pela vida e pela música que, no roteiro do programa, a cantora recordou sucessos do retumbante início de carreira (Ouça), interpretou uma música de sua lavra recente (Tema de Simone) e apresentou com orgulho uma composição recém-finalizada, a seresteira Nós, parceria com o maestro Júlio Medaglia. Pena que a imagem do DVD tenha a qualidade típica de um VHS. Pena que músicos como o saxofonista Paulo Moura (1932 - 2010) - arregimentados para a gravação - não tenham sido devidamente creditados na edição de Intensa Emoção (os créditos da equipe técnica do programa sobem ao fim do clipe de Resposta). Ainda assim, o canto apaixonado de Maysa faz valer o investimento no DVD que preenche lacuna no mercado fonográfico pela inexistência de registro audiovisual de show de Maysa, cantora (demasiadamente) importante." Mauro Ferreira (Blog Notas Musicais, 08.07.2012)