Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Na tela da imaginação

Itiberê Zwarg & Grupo
Dvds: Música (jazz)

Disponible

22,61 € impuestos inc.

Ficha técnica Dvds

Sello Delira Música
Estilo Música (jazz)
Año de Edición Original 2014
Concierto

Más

Itiberê Zwarg & Grupo: Ajurinã Zwarg (bateria, percussão e sax soprano), Mariana Zwarg (flauta, flauta em sol, flautim e sax tenor), Ricardo Sá Reston (baixo, piano, percussão), Carolina Davila (voz, flauta, flauta baixo e sax alto), Carol Panesi (violino, piano e trompete), Cacá Guiffer (flauta, sax tenor e percussão), Karina Neves (flauta, flautim e percussão).

Grabado en el Teatro de Arena de la Caixa Cultural, en la ciudad de Rio de Janeiro, los dias 8 y 9 de febrero de 2014.

Idioma:   Portugués.
Subtítulos en Inglés.
Extras: Making of (12') + Solo bateria (5') + Fotos
Duración total aproximada:  133'
 
Región 0 (DVD sin restricciones de zona: de uso mundial)
Sistema de color:   NTSC
Sonido:   Stereo PCM 2.0
Formato de pantalla:    16:9

"Por estar localizada entre a capital paulista e a Capital da Música, Tatuí, Sorocaba foi escolhida por Itiberê Zwarg e Grupo para sediar o show de lançamento do DVD Na tela da imaginação. Os sons vibrantes e surpreendentes da chamada "música universal" - termo criado pelo multi-instrumentista Hermeto Pascoal para descrever a música instrumental livre e sem preconceitos - serão apresentados ao vivo no Sesc Sorocaba (...)
O DVD reúne 17 músicas criadas e arranjadas pelo maestro e contrabaixista Itiberê Zwarg, que há 38 anos integra a banda de Hermeto. "O DVD demorou quase um ano para sair, mas a demora valeu a pena porque está muito lindo", comemora Itiberê, que faz questão de frisar: além do aspecto geográfico, a decisão de estrear o novo show em Sorocaba também foi motivada pelo fato de a cidade ser a "casa" de vários músicos renomados na cena instrumental brasileira, como o pianista André Marques (também integrante do grupo de Hermeto). "Aí em Sorocaba tem muitos músicos bons, então vai ser uma comunhão muito linda", prevê o músico, que no show tocará contrabaixo, piano e tuba (...)
Itiberê explica que, como ocorre em toda família, chega o momento em que cada um de seus integrantes tem de deixar a casa para seguir seu caminho. "Foi uma coisa gradual. Quando a gente começou, 13 anos atrás, todo mundo era muito jovem. É natural que cada um faça as suas escolhas. Mas o meu projeto de continuar desenvolvendo a música universal continua por mim e por vários ex-integrantes. A filosofia continua a mesma", afirma.
O octeto foi formado em 2010, após o fim da Itiberê Orquestra Família. Criada a partir de uma oficina de música instrumental, a orquestra de 27 músicos estreou em 2001 com o arrebatador disco duplo Pedra do Espia. Em 2006, o grupo lançou Calendário do som, com arranjos de 27 composições de Hermeto Pascoal extraídas de livro homônimo. No encarte deste álbum, o próprio bruxo do som sentenciou: "é a orquestra mais criativa e original do Brasil e do mundo". O último disco do grupo foi Contrastes, lançado em 2010.
Embora com sonoridade mais camerística, o trabalho desenvolvido com o octeto segue a mesma linha da Orquestra Família, com arranjos repletos de variações rítmicas e muitos espaços para improvisação. "Agora a gente joga em várias posições e eu mesmo voltei a tocar mais. Chegou minha vez de tocar", comenta Itiberê que, no projeto anterior, atuava apenas como regente.
Diferentemente dos compositores tradicionais, os temas e arranjos criados por Itiberê - incluindo os registrados no DVD Na tela da imaginação - são criados ao vivo, durante os ensaios, sem recorrer às partituras. "É claro que o ensaio é o momento de experimentar, mas essa experimentação precisa ser bem compreendida. Não é enfiar a mão no instrumento e ver o que vai dar. Quando eu tenho uma ideia eu já sei o que vai sair porque antes de tocar, eu ouço com a intuição. A vida, sim, é uma eterna experiência", comenta, citando que os ensaios "sagrados" do grupo são realizados sempre às segundas, terças e quartas-feiras, das 13h às 17h30.
Dirigido por Felipe Scaldini, o DVD Na tela da imaginação é o segundo disco de Itiberê Zwarg e Grupo. O primeiro álbum do grupo, foi o intitulado Identidade (2012).
Natural de São Paulo, Itiberê Zwarg completa 65 anos de idade no próximo sábado. Filho de músicos, ele começou tocando contrabaixo na noite paulistana, "na época em que era possível evoluir musicalmente tocando em bares e bailes". Nas décadas de 1960 1970, ele fez parte dos trios Xangô Três e Bossa Jazz Trio. Em 1977, decidiu se mudar para o Rio de Janeiro para integrar o grupo de Hermeto Pascoal, onde vive até hoje. "Esse grupo é a nave-mãe, mas há outros grupos, inclusive a Vintena Brasileira [de Sorocaba], que são como filhos e que também estão fazendo incursões pela música universal", menciona.
Conhecido como um dos discípulos mais próximos de Hermeto, Itiberê carrega com prazer a missão de desenvolver e divulgar a música universal pelos quatro cantos do mundo. "Hermeto é o maior músico do mundo de todos os tempos. Ele é a síntese da música. Eu tenho muita honra de conviver com esse personagem que dignifica o ser humano no mundo. E, para mim, é um orgulho pertencer à escola da música universal criada por ele", complementa." Felipe Shikama (Cruzeiro do Sul, 22.01.2015)

Temas

DVD 1
01
Dendágua
Itiberê Zwarg
02
No Tapa
Itiberê Zwarg
03
Pra Mari
Itiberê Zwarg
04
Misturada
Itiberê Zwarg
05
Teu som
Itiberê Zwarg
06
Festa no Cariri
Itiberê Zwarg
07
Pastel e caldo de cana
Itiberê Zwarg
08
Na tela da imaginação
Itiberê Zwarg
09
Solo de bateria
Itiberê Zwarg
10
Correndo pro Guaírão
Hermeto Pascoal
11
Catú
Itiberê Zwarg
12
Bons ventos
Itiberê Zwarg
13
Mirante
Itiberê Zwarg
14
Curió
Itiberê Zwarg
Itiberê Zwarg e Grupo & Aline Morena
15
Abóbora com côco
Itiberê Zwarg
16
Cinco no seis
Itiberê Zwarg
17
Muriqui
Itiberê Zwarg