Ofertas

Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Milton Nascimento e Lô Borges - Clube da Esquina (Coleção O Livro do Disco)

Paulo Thiago de Mello
Libros: Música

Disponible

18,90 € impuestos inc.

Ficha técnica Libros

Editorial Cobogó
Estilo Música
Año de Edición Original 2018

Más

 128 páginas (13 x 19 cm) (Peso: 147 g)

"Este livro conta a trajetória da criação do disco Clube da Esquina, que surgiu da parceria entre os cantores e compositores Milton Nascimento e Lô Borges. As canções que celebram a amizade, além do amor à terra, carregam o espírito de Minas Gerais, onde começaram, na década de 1960, os encontros do grupo de amigos em torno da música. Lançado em 1972 e considerado até hoje um dos discos mais importantes da MPB, Clube da Esquina foi gravado num momento em que a criação artística explodia nas brechas de um país mergulhado na ditadura. Nomes como Márcio Borges – o irmão mais velho de Lô –, Fernando Brant, Ronaldo Bastos e Beto Guedes também faziam parte do núcleo criativo do disco que juntou gerações para compor um som original e autêntico, marcando a trilha sonora dos anos 1970.
Milton Nascimento, o Bituca, é um dos maiores cantores no país e no exterior. Compositor, cantor e instrumentista, Milton nasceu em 1942, no Rio de Janeiro, e se mudou ainda pequeno para Minas Gerais, terra que adotou de coração. Foi em Belo Horizonte onde conheceu os músicos que se tornaram parceiros na carreira. Com mais de trinta discos gravados, vencedor de cinco prêmios Grammy, o autor de “Travessia” cantou e gravou com grandes nomes da música brasileira.
Lô Borges é um dos compositores mais influentes do Brasil. Mineiro, nascido em 1952, fez parte, ao lado de Milton Nascimento, do grupo de artistas mineiros Clube da Esquina. Entre suas composições mais conhecidas destacam-se “Paisagem da janela”, “Clube da Esquina n. 2” e “Trem azul”.

Paulo Thiago de Mello é jornalista e doutor em Antropologia. Atualmente, trabalha no jornal O Globo e atua como pesquisador do Laboratório de Etnografia Metropolitana do Rio de Janeiro (LeMetro), do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), da UFRJ. É coautor, com José Octávio Sebadelhe, do livro Memória afetiva do botequim carioca (Ed. José Olympio)."