Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Roberto Menescal - Um arquiteto musical

Claudia Menescal
Libros: Música

Disponible

25,90 € impuestos inc.

Ficha técnica Libros

Editorial Futurama Editora
Estilo Música
Año de Edición Original 2020
Observaciones biografía

Más

288 páginas (16 x 23 cm, ilustrado en blanco y negro) (Peso: 398 g)

"Na riquíssima trajetória Roberto Menescal não faltam casos, cenários e personagens interessantes. Reunidos em livro por Claudia Menescal - jornalista, historiadora e prima de Roberto - eles nos permitem reviver alguns dos períodos mais intensos da música popular brasileira.
O advento da Bossa Nova, as parcerias perfeitas, as composições inesquecíveis, o multitalento do músico, compositor, poeta, arranjador e produtor musical, são mostrados através de uma narrativa intimista, construída de maneira quase cinematográfica, a partir do olhar sensível da autora.
Roberto Menescal - Um Arquiteto Musical é uma soma de episódios, encontros, fatos inéditos, curiosidades e momentos que remontam a vida de um dos mais consagrados nomes da nossa cultura, organizados a partir de uma cronologia implícita, onde o tempo segue o ritmo das canções do artista.
Publicado pela Futurama Editora, este é o primeiro livro de Claudia, que entremeia histórias com depoimentos de parceiros e amigos de Menescal. Aos 82 anos, com mais de 400 músicas gravadas no mundo inteiro por diferentes vozes e instrumentistas, e um papel mais que relevante na música popular brasileira. A ideia surgiu há três anos, quando Claudia começou a ajudar Menescal a organizar seu acervo e descobriu raridades, entre fotos, gravações, discos, partituras, cartas e documentos antigos.
A vida familiar, a juventude em Copacabana - quando morava no prédio em cima da Galeria Menescal, construída pelo tio engenheiro, Humberto Menescal - os primeiros encontros com a turma da Bossa Nova, as musas inspiradoras, os amigos, as parcerias inesquecíveis e - é claro! - as composições. Tudo isso está no livro, que não é uma biografia convencional, ou uma radiografia da carreira musical do autor de O Barquinho, mas, sim, uma coletânea de relatos biográficos, casos e fatos captados pelo olhar delicado de alguém que conheceu Roberto em um contexto mais íntimo.
Nascido em uma família de engenheiros e arquitetos, Menescal chegou a se matricular no curso de arquitetura para seguir os passos do pai, do tio e dos irmãos. Porém, a música o pegou de jeito, para desgosto de Francisco (o pai) que não via futuro na carreira de artista. Longe de erguer edifícios ou de projetar estradas, Roberto tornou-se, assim, um construtor de solos, acordes, harmonias e de grandes amizades, como sugere o título da obra.
Além do acervo pessoal, Claudia pesquisou outras fontes: jornais, revistas, vídeos antigos, livros, entrevistas, acervos de museus e institutos culturais. E entrevistou informalmente pessoas que conviveram e trabalharam com ele..
Para "amarrar" as pontas soltas de todas as informações que tinha em mãos, Claudia gravou horas de conversa com o primo, relembrando episódios, datas e acontecimentos marcantes. Como o dia em que ele conheceu a cantora Nara Leão, uma das melhores amigas e parceiras, cuja perda lhe causou profunda tristeza. Ou quando ensinou Luiz Carlos Miele, quase um hidrófobo, a nadar e mergulhar em mar aberto.  
A obra é ilustrada por 300 fotografias que remontam a época em que ele se reunia descontraidamente com Ronaldo Bôscoli, Nara, Tom Jobim, João Gilberto, Marcos e Paulo Sérgio Valle, Carlos Lyra e outras feras da Bossa Nova, para tocar e compor canções que se tornaram eternas. Reúne, também, depoimentos de artistas, alguns deles apadrinhados por "Menesca”, como é carinhosamente chamado. Nelson Mota, Antonio Adolfo, Leila Pinheiro, Cris Delanno, Wanda Sá e Ruy Castro estão entre os que falam sobre amizade, generosidade, carreira, encontros e relação profissional com este que, além de compositor e músico, é produtor e arranjador."