Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Quebra-tudo! - A arte livre de Hermeto Pascoal

Vitor Nuzzi
Libros: Música

Disponible

34,50 € impuestos inc.

Ficha técnica Libros

Editorial Kuarup
Estilo Música
Año de Edición Original 2024
Observaciones biografía

Más

749 páginas (16 x 23 cm, ilustrado) (Peso: 504 g)

"Quando Hermeto Pascoal veio ao mundo em 22 de junho de 1936 em Olho d'água, povoado situado perto do município de Lagoa Grande, na região de Arapiraca (Alagoas), certamente ninguém supôs que aquele menino albino e estrábico chegaria aos 88 anos em 2024 com o status de ser considerado um dos maiores músicos do mundo. Um artista que sempre exerceu a música com plena liberdade e com um entendimento mais amplo do conceito de música (...)
Lançada em 15 de maio pela editora Kuarup Música, a primeira biografia de Hermeto Pascoal foi escrita pelo jornalista paulistano Vitor Nuzzi e  chega ao mundo para celebrar a genialidade e a liberdade musicais deste artista que detesta ser chamado de Bruxo, mas que ganhou o apelido porque, ao tocar, produz magia.
Com o prefácio Decifrando a esfinge de autoria do crítico musical Tárik de Souza e o posfácio Metodologia pascoalense, escrito pelo professor Paulo Tiné, o livro Quebra-tudo! é resultado de pesquisa e de mais de 50 entrevistas feitas por Nuzzi para reconstituir os passos de Hermeto.
Estruturada em 23 capítulos curtos, a narrativa fragmentada de Vitor Nuzzi tem formato mais livre do que o das biografias tradicionais e, embora alinhe fatos importantes da vida e obra do artista, o livro soa mais como um perfil alentado do Bruxo.
Para contar a saga improvável de Hermeto Pascoal, Vitor Nuzzi visitou Olho d'água, terra natal do artista, para entrevistar parentes do músico e pessoas que convidaram com Hermeto naquela fase inicial da vida do instrumentista autodidata, que partiu de Alagoas para o Recife (PE) e, da capital de Pernambuco, foi anos depois para o sudeste do Brasil, em especial para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), plataforma para a escalada mundial de Hermeto Pascoal (...)" Mauro Ferreira (g1.globo.com, 06.06.2024)