Inscription newsletter

Recevez les nouvelles et les avis de promotions spéciales

Jogos da noite

Suzana Salles, Pepê Mata Machado, Sérgio Reze & Filipe Massumi
Disques: MPB

Available now

16,62 € TTC

Fiche technique Disques

Timbre Circus
Style MPB
Année d'origine Édition 2017

En savoir plus

Suzana Salles (voz), Pepê Mata Machado (guitarra acústica), Filipe Massumi (cello), Sérgio Reze (batería, gongos melódicos).

Coro en “Corre Mais”: Paulo Padilha, Felipe Stucchi, Filipe Magalhães, André Magalhães, Sergio Reze, Filipe Massumi, Pepê Mata Machado.


"Jogos da Noite é um CD e espetáculo musical com canções de Pepê Mata Machado para poemas simbolistas brasileiros.

“No tempo de duração da canção passa-se o poema, como filme, como peça teatral, transfigurado, agora cantado nas respirações elétricas e nas pulsações da música. E, como a borboleta do velho catálogo de espécimes raras que é liberta do alfinete, como a ave na parede que volta a voar, saindo das páginas dos livros, lançada ao ar em esplendor, a poesia voeja em canção.” Assim, o compositor Pepê Mata Machado define a experiência de verter para a canção poemas brasileiros de estética simbolista criados originalmente no limiar dos séculos XIX e XX.

Pepê criou canções para alguns epígonos nacionais do movimento literário que tem seu início na França, durante o conturbado último quartel do século XIX, e que, ao chegar ao Brasil, logo se espalhou por todas as suas regiões, tendo recebido também influências extra-literárias de acontecimentos locais historicamente importantes, como o início da República, as revoltas populares e a assinatura da Lei Áurea. Dentre esses epígonos do movimento estão Cruz e Souza, Alphonsus de Guimaraens e Álvaro Moreyra.

Intérprete e co-autora no projeto a cantora Suzana Salles esteve envolvida desde o início com o processo composicional, oferecendo generosamente elementos para a realização da composição/interpretação dos poemas-canções. Um procedimento comum na composição erudita contemporânea, porém raro na canção popular. E é justamente como intérprete, num quarteto formado pelo violão do compositor, por Sergio Reze, na bateria e gongos melódicos e Filipe Massumi, no violoncelo, que esse trabalho de co-autoria se revela mais forte e necessário. Juntos, estes 4 músicos mais o produtor musical André Magalhães são co-produtores num CD que vem com uma dose extra de poesia: aqui, em 13 faixas surpreendentes, a canção popular mostra porque um movimento literário instigante, cheio de mortes, renascimentos e contradições inspirou e inspira poetas “malditos”, compositores e cantores de todos os tempos.

Com projeto gráfico concebido e desenvolvido pela artista plástica Edith Derdyk, esta produção primorosa surge, no grande caldo da canção contemporânea, salpicada de poemas e poetas de nossa língua hoje esquecidos em meio a convulsões civis e estéticas posteriores. Transpostas para o momento presente, essas poesias emergem, provocam e questionam na atualidade histórica de num Brasil profundo." (Texto de divulgación del sello discográfico)

Themes

CD 1
01
Corre mais
Pepê Mata Machado - Emiliano Perneta
02
Minha senhora, o amor
Pepê Mata Machado - João Antonio de Azevedo Cruz
03
Lua Camélia
Pepê Mata Machado - Antonio Francisco  da Costa e Silva
04
Gargalhada nº 2
Pepê Mata Machado - João da Cruz e Souza
05
O martelo
Pepê Mata Machado - Manuel Bandeira
06
Dois moinhos
Pepê Mata Machado - José Albano
07
Saudades
Pepê Mata Machado - Casimiro de Abreu
08
O lindo conto
Pepê Mata Machado - Álvaro Moreyra
09
Dor
Pepê Mata Machado - Álvaro Moreyra
10
Balada esparsa
Pepê Mata Machado - José Albano
11
Ismália
Pepê Mata Machado - Alphonsus Guimaraens
12
Tarde morta
Pepê Mata Machado - Eduardo Guimarães
13
Quadras
Pepê Mata Machado - Álvaro Moreyra