Inscription newsletter

Recevez les nouvelles et les avis de promotions spéciales

Batuques ancestrais

Alfredo Galhões
Disques: Afrobrasileña

Available now

16,62 € TTC

Fiche technique Disques

Timbre Fina Flor
Style Afrobrasileña
Année d'origine Édition 2011
Instrumental
Dansable

En savoir plus

Composiciones, arreglos, dirección y producción de Alfredo Galhões.

Pretinho da Serrinha, Zero y Naife Simões (percusión) y Márcio Almeida (cavaquinho).

Concepción, investigación y textos de Nei Lopes.

"As diferenças entre a colonização protestante e a católica nas Américas repercutem nas culturas do continente até a atualidade. Nas colônias católicas de Espanha, Portugal e França os batuques dos negros, vistos talvez como manifestações ingênuas e inocentes, foram muitas vezes até incentivados. Enquanto isso, nas colônias inglesas e holandesas, essas práticas foram sempre entendidas como perigosas, incitadoras de rebeldia, sendo por isso reprimidas.

Tambores nas mãos, sob as axilas ou entre as pernas, os negros de Cuba, Haiti e Brasil, principalmente, recriaram uma enorme variedade de ritmos ancestrais, fazendo nascer os amplos complexos da rumba, do samba, da bambula etc. Em contrapartida, aos nossos parentes dos Estados Unidos e de algumas partes do Caribe, despojados de seus tambores, restou a teoria musical europeia, aprendida nos hinários batistas e pentecostais. Entretanto, o "vício" do tambor acabou por transformar galões de gasolina em sofisticados steel-drums; e até reunir num só conjunto a pancadaria das bandas militares para inventar o drum-set, a hoje indispensável "bateria".

No caso brasileiro, a diversidade rítmica e suas origens revelam-se, de cara, nas africaníssimas denominações dos ritmos e dos instrumentos: samba, jongo, lundu, maracatu, ijexá, alujá, bravum. Já nos Estados Unidos, por exemplo, as origens são sempre difusas. Haja vista, hoje, com a difusão globalizada e mercantilizada do rap, o esforço que se faz para comprovar que essa forma de discurso ritmado tem origem, como parece ter, realmente na tradição dos griots da África ocidental.
Este CD, " Batuques Ancestrais" é, então, uma pequena síntese do que queremos demonstrar, q eu é a variedade de ritmos que caracterizam a música popular brasileira, onde só encontram paralelo na música afro-cubana, e mesmo assim a uma certa distância. E que essa variedade nos veio, sem sombra de dúvida, na bagagem espiritual dos mais de 5 milhões de africanos trazidos cativos para o Brasil durante os tristes séculos da escravidão. Compreendendo a importância desse legado, Alfredo Galhões, músico competente e sensível, mergulhou no universo percussivo afro-brasileiro e transpôs para a pauta e para a "cera" os exemplos que apresentamos. Vivos, pulsantes, modernos. Prontos para deixar a incômoda casca do "folclore" e serem efetivamente legitimados como "música popular", aberta e da melhor qualidade." (Texto de presentación del sello discográfico)

Themes

CD 1
01
Bará lodê
Alfredo Galhões
Audio Player
02
Samba de roça
Alfredo Galhões
Audio Player
03
Angoma chama
Alfredo Galhões
Audio Player
04
Roda, baiana
Alfredo Galhões
Audio Player
05
Arengueiro
Alfredo Galhões
Audio Player
06
Alafim
Alfredo Galhões
07
Rala o coco
Alfredo Galhões
08
Tacacá
Alfredo Galhões
09
Seu Waldomiro
Alfredo Galhões
10
Macaco velho
Alfredo Galhões
11
Guarda do Rosário
Alfredo Galhões
12
Baque de Luanda
Alfredo Galhões