Inscription newsletter

Recevez les nouvelles et les avis de promotions spéciales

Bate bola

Afonso Machado, Ruy Faria, Tiago Machado & Chico Faria
Disques: MPB / Samba

Available now

18,49 € TTC

Fiche technique Disques

Timbre MP,B
Style MPB / Samba
Année d'origine Édition 2013

En savoir plus

Ruy Faria (voz, arreglos vocales), Chico Faria (voz, guitarra eléctrica, cavaquinho, arreglos volcales), Tiago Machado (guitarra acústica, cavaquinho, arreglos), Afonso Machado (bandolim, arreglos)

Aquiles Moraes (trompeta), Everson Moraes (trombón), Marcelo Caldi (acordeón), Diego Zangado (batería), Pretinho da Serrinha (percusión)

Participación especial de: CHico Buarque (voz) y Carlinhos Vergueiro (voz)



"A edição do CD Bate bola neste mês de outubro de 2013 é lance antecipado da indústria do disco para pegar carona na euforia que vai tomar conta do Brasil em 2014 por conta realização da Copa do Mundo no país. Ruy Faria - voz dissidente do grupo MPB-4, do qual se desligou em 2004 - se juntou ao seu filho Chico Faria e a Afonso Machado, que reforçou o time com seu filho Tiago Machado. O quarteto dá voz a repertório que versa quase sempre sobre futebol, geralmente na cadência bonita do samba. Mas o disco bate na trave porque os arranjos vocais - a cargo de Ruy Faria e Chico Faria - ficam longe do requinte de grupos como Os Cariocas e o próprio MPB-4. Contudo, justiça seja feita, Bate bola marca dois gols logo de primeira. O primeiro, um golaço, é feito logo na primeira faixa, uma abordagem em clima de samba do choro Um a zero (Pixinguinha e Benedito Lacerda, 1919), feita com a letra escrita em 1994 pelo compositor mineiro Nelson Ângelo. No toma-lá-dá-cá do samba, Linha de passe (João Bosco, Aldir Blanc e Paulo Emílio, 1979) também manda a bola para a rede. Contudo, à medida que o jogo avança, fica claro a opacidade das vozes individuais do grupo em temas como O futebol (1989), samba de Chico Buarque que expõe a engenhosidade típica das músicas do compositor. A propósito, Chico foi convocado para reforçar o time em Aqui é o país do futebol - tema de 1970 em que os craques Milton Nascimento e Fernando Brant abordam a paixão nacional pelo esporte com crítica social condizente com época em que a participação do Brasil na Copa do México era usada pelo governo de Emílio Garrastazu Médici (1905 - 1985) para desviar a atenção das atrocidades cometidas nos porões da ditadura - e na empolgante Na cadência do samba (Que bonito é). Neste tema de 1956, composto pelo pernambucano Luiz Bandeira (1923 - 1998), o time vocal de Bate bola é reforçado ainda por Carlinhos Vergueiro, convidado também de Monalisa, samba feito por Vergueiro com Paulo César Feital e gravado pelo autor em seu álbum Contra-ataque - Samba e futebol (1999). As convocações de Chico e Vergueiro - ambos sem fôlego vocal - mantêm inalterado o ritmo do jogo, que alcança o pique do Nordeste aos 40 do segundo tempo com as regravações do coco-rojão Um a um (Edgar Ferreira) - sucesso na Copa de 1954 na voz de Jackson do Pandeiro (1919 - 1982), rei do ritmo que driblava a pauta com a destreza de um Garrincha (1933 - 1983) - e Isso aqui tá bom demais (Dominguinhos e Nando Cordel, 1985), cuja introdução vocal prepara um gol perdido ao longo da faixa. Enfim, Bate bola tem o jeito de um amistoso jogado no campo do Politheama, o time encabeçado pelo craque Chico Buarque. Foi lá, aliás, que surgiu a ideia deste disco que, apesar de alinhar bons jogadores em cena, bate na trave..." Mauro ferreira

Themes

CD 1
01
Um a zero
Alfredo da Rocha Viana (Pixinguinha) - Benedito Lacerda - Nelson Angelo
02
Linha de passe
João Bosco - Aldir Blanc - Paulo Emílio
03
O futebol
Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
04
Se liga, mané
Luiz Moura - Afonso Machado
05
Incompatibilidade de gênios
João Bosco - Aldir Blanc
06
Aqui é o país do futebol
Milton Nascimento - Fernando Brant
Chico Buarque, Ruy Faria & Chico Faria
07
Na cadência do samba (Que bonito é)
Luiz Bandeira
Chico Buarque, Carlinhos Vergueiro, Ruy Faria & Chico Faria
08
Monalisa
Carlinhos Vergueiro - Paulo César Feital
Carlinhos Vergueiro, Ruy Faria & Chico Faria
09
Um a um
Edgar Ferreira
10
Isso aqui tá bom demais
Dominguinhos - Nando Cordel